segunda-feira, 11 de julho de 2011

Você fala e faz?

"Ele não quer casar porque não sei cozinhar". "Não passei na entrevista porque não sei falar em público". "Se eu soubesse falar inglês, teria sido diferente". "Meu sonho é casar e ter filhos, mas minhas namoradas não aceitam que vivo na balada". Pura mentira.

Não é por falta de uma habilidade ou um comportamento tão simples que devemos justificar nossos objetivos não atingidos, nem tampouco culpar outras pessoas por nossos pontos a melhorar.
Topa um desafio? Pense no significado e no peso emocional que traz a expressão: "ponto fraco". Sua fisiologia, ou seja, sua forma de respirar, andar, falar, sentar e suas decisões serão baseadas com a força emocional da expressão. Quando estamos conscientes do que podemos melhorar em termos de habilidade e comportamentos, deixamos de ter pontos fracos, e passamos a ter Pontos Estratégicos a Melhorar - PEM. O que muda, então, é o fato de existir uma ação consciente no processo de mudança e desenvolvimento de uma habilidade. E sua fisiologia muda se tem um PEM, muito diferente de se ter algo tão revelador e vulnerável quando um ponto fraco.

A partir de agora faça um exercício consciente toda vez que pensar que não tem algo ou não sabe algo:
1. Se não sabe cozinhar, faça um curso de culinária e comece a fazer os pratos. Há quem diga que quer saber cozinhar, mas nem fogão tem em casa. Coerência é a chave do processo de uma pessoa vitoriosa.
2. Não sabe falar em público, desenvolva estratégias, faça cursos, comece a apresentar trabalhos em grupos pequenos, desde o colégio, faculdade e reuniões de trabalho...Conduza jantares e happy hours, intencionalmente. Tenha assunto e faça suas pequenas palestras.
3. Deseja falar outro idioma, more fora, estude com vídeos divertidos, e leituras fáceis. Mas faça algo. Enquanto discursa sobre o que não sabe, poderia estar usando o tempo em desenvolver algo.
4. Se quer casar e ter filhos, comece a ter uma poupança para os gastos futuros, aja como alguém casado...do contrário, é tudo apenas um discurso do ego, que nos faz parecer melhores do que realmente somos.

Não nasce um Presidente da República do dia pra noite, não há uma marca reconhecida e estável por sorte. Esqueça a sorte, que só existe pra quem faz. Conte com ajuda, mas sempre coloque-se em movimento, agindo como se fosse já o Presidente da sua empresa, se é o que deseja. Quer um corpo lindo, escolha hoje um almoço mais gostoso e saudável. Que grande prazer tem a vida rodeada de escolhas bem feitas. Afinal, nossa vida todo dia de manhã é uma tela em branco e nos cabe escolher as figuras, habilidades, pessoas, comportamentos, que farão parte da sua obra. Se você não escolher, escolhem pra você.

É incrível como podemos nos enganar acreditando que seremos diferentes do que costumamos ser como num passe de mágica. Um homem ou mulher que trabalha 14 horas por dia jamais será o pai ou mãe presente que em um belo discurso diz que será. Amigos, o discurso precisa preceder as ações, rapidamente, do contrário não somos diferentes dos políticos que criticamos.

E você, que quer fazer mais, faça Coaching de Vida. Programe-se para ser quem sonha, e comece agora a fazer mais por você. Afinal, você fala e faz? Se sim, você sabe como é bom viver como sua melhor versão! Potencialize-se! Aja como se fosse!

Estamos com inscrições abertas para as novas turmas de Intensivo e Extensivo de Life Coaching:

Intensivo terá início no dia 16 de julho, próximo fim de semana. Ainda temos vagas!

Extensivo terá início no dia 25 de julho.

Mande-nos um e-mail para assessoria@vanessatobias.com.br, teremos o maior prazer em atendê-lo!!!!!

Vanessa Tobias AL

Nenhum comentário: